Fica a dica: aprenda a irrigar a grama da maneira correta!
Cada tipo de grama necessita de um cuidado especial, isso varia de acordo com a espécie utilizada, clima e localização.
A irrigação correta ajuda a manter o gramado saudável e bonito, o ideal é que seja irrigado com pouca frequência, porém de forma abundante. Em alguns períodos necessitam de uma quantidade maior de água, já em outros, sobrevivem bem com pouca água.
Uma dica muito boa é a instalação de aspersores de mangueira ou a instalação de um sistema aromatizado abaixo da terra, fazendo ajustes para que o gramado seja irrigado de forma uniforme, para evitar excesso o aspersor pode ser ligado em ciclos. Muito importante que sejam feitos ajustes e manutenção nos sistemas de irrigação para que eles funcionem corretamente. Essa dica é muito importante, pois algumas espécies de grama quando molhadas em excesso podem sufocar com o excesso de água e ficarem sem oxigênio.
A melhor hora para que a grama seja irrigada é de manhã bem cedinho, ou quando houver poucos ventos e que tenha sol para ajudar a grama a secar antes que anoiteça. É necessário que a grama seja molhada abundantemente, para que a água molhe as raízes da grama. Caso seja molhada sob o sol quente, podem adquirir queimaduras solares.
Normalmente as gramas necessitam de uma quantidade maior de água durante a estação ativa de crescimento que que quando estão em processo de dormência. Em estações mais frias, elas também precisam de bastante água.
A grama é formada por basicamente 85% de água, por isso é tão importante que sejam irrigadas de forma correta, assim dificilmente elas ficarão doentes e perderão o viço e a cor tão apreciada. É importante também que as folhas permaneçam secas, pois as folhas molhadas atraem doenças. Por isso é tão importante que a irrigação seja feita bem no início da manhã ou final da tarde, já que nesse horário o sol não está forte.