Preparo do Solo Para Plantar Grama
A plantação da grama requer um cuidado especial com o solo. Com isso deve-se observar se o solo está preparado para receber a grama, pois a grama suga os nutrientes e água do solo.
O solo deve ser analisado para prevenir que a grama sofra com problemas nutricionais e fique com sede. As análises de solo tendem a sanar todas as dúvidas em relação ao solo, isso ajudará no desenvolvimento correto do gramado. Em alguns casos é importante que o terreno seja nivelado. Essa análise ocorre normalmente por institutos que possuem essa capacidade.
Caso o terreno possua vegetação essa deverá ser eliminada e todas as pedras e entulhos existentes no local deverão ser retirados. Feito isso, pode-se usar um ancinho ou enxada para desmanchar os torrões de terra e para efetuar a retirada de impurezas no solo, o ideal é que esse serviço seja realizado quando o solo estiver mais seco pois isso facilita o trabalho para a plantação.
Deve-se também adicionar um substrato (substancia que corrige o pH (acidez) do solo, repõem o nitrogênio e magnésio que elementos essenciais para o solo) de boa qualidade, isso irá melhorar a qualidade do solo preparando-o para o recebimento da grama, também é usado o calcário para a correção do solo. Feito esses procedimentos seu solo estará apto a receber a plantação da grama. A grama poderá ser plantada através das placas de grama, essas devem ser instaladas umas bem próximas das outras, assim em caso de falhas ficará quase imperceptível.
Após todo esse cuidado, não se pode descuidar da nutrição da grama, levando em consideração também o solo, pois um solo bem nutrido oferecerá uma grama mais bonita. Por isso é importante aplicar produtos que ajuda a liberar nutrientes para o solo, isso garantirá um gramado mais verde e saudável e facilitará o seu desenvolvimento.
Veja também: